
O Instituto Ẹ̀KỌ́ Yorùbá foi criado pelo Nigeriano Dàmiláre Fáladé, sua intenção de construir e nutrir uma comunidade diretamente ligada à cultura Yorubá no Brasil. Ẹ̀KỌ́ em yorùbá significa o processo de adquirir entendimento em todos os sentidos. Por isso, aqui no Instituto buscamos levar o máximo de conhecimento aos alunes, através de: cursos, workshops e imersões para que o aprendizado seja completo, integrativo e interdisciplinar.
Inicialmente a ideia era promover aulas, seminários sobre a língua e a cultura Yorùbá, bem como aulas de dança e Coral.
A primeira edição do Projeto aconteceu no Malembe, localizado em Salvador/Bahia. Nos encontros eram ministradas aulas e seminários presenciais que apresentavam a cultura Yorubá através da linguística, música e dança. A Segunda edição do curso teve início em 2020 no espaço Casa Preta Espaço Cultural. As atividades foram divididas em 12 encontros com o objetivo de ensinar o idioma, cada lição era baseada em um provérbio Yorùbá. Além disso, criou outros 6 encontros de intercâmbio cultural. No primeiro momento a intenção era fazer ensaios musicais e de dança. Para serem interpretados canções tradicionais Yorùbá, encontros culinários, sessões de elaboração de ìtàn, mas Olódùmarè tinha outros planos.
Com a pandemia, as aulas precisaram ser adaptadas para modalidade online, estão sendo realizadas pela plataforma ZOOM e um novo momento começou a ser traçado. O Instituto EKO cresceu e já passaram 500 alunos desde 2019 que foi fundado. Em 2021, lançamos a primeira Vivência Culto de Orí, além de novas turmas nos cursos de Ìtàn e linguística. Ainda este ano serão lançados workshops, imersões e cursos on-line. Todos pensados e criados na disseminação da cultura Yorubá no Brasil.
Instituto Ẹ̀KỌ́ Yorùbá
DÁMILÁRE FÁLADÉ
PRISCILLA KAREN
DÁMILÁRE FÁLADÉ
Nigeriano, nascido na cidade de Lagos. Passou quase sua vida toda vivenciando sua cultura tradicional Yorùbá. Durante um intercâmbio na graduação, se mudou para Salvador. Apaixonou-se pela cidade e cultura, sentiu-se em casa e decidiu permanecer por mais tempo.
Estudou Música no TENSTRINGS Institute - Lagos-Nigéria e atua como professor de música há 7 anos. Desenvolve 2 projetos na área artística: AfroStamina, um grupo de dança e a FAAJI Afrobeats , banda musical.
Além disso, tem formação em Foreign Languages Study pela Universidade Federal Obafemi Awolowo, Ile-Ife-Nigéria e também estudou letras-português na UFBA. É professor de Idiomas (Inglês, Francês e Yorùbá) há 5 anos em Salvador/BA.
PRISCILLA KAREN
Priscilla Karen tem o espírito de empreendedora e liderança, é movida pela arte e foi convidada pelo Dámiláre Fáladé em 2019, para ser sua consócia dentro do Instituto Èkó. De lá para cá atua na gestão administrativa e gestão de alunos. Além disso, Priscilla Karen é Oceanógrafa de formação pela UFBA, fundadora da Vegamar especializada em Culinária Vegetal, cantora e assessora de projetos da Yoni das Pretas.
Priscilla acredita que a Cultura Yorùbá é o resgate dos saberes que foram esquecidos ao longo da história. O Instituto Èkó com sua força e ancestralidade é a união do que se foi, do que é e do que será.