O Instituto Ẹ̀KỌ́ Yorùbá foi criado pelo Nigeriano Dàmiláre Fáladé, sua intenção de construir e nutrir uma comunidade diretamente ligada à  cultura Yorubá no Brasil. Ẹ̀KỌ́ em yorùbá significa o processo de adquirir entendimento em todos os sentidos. Por isso, aqui no Instituto buscamos levar o máximo de conhecimento aos alunes, através de: cursos, workshops e imersões para que o aprendizado seja completo, integrativo e interdisciplinar.
 

Inicialmente a ideia era promover aulas, seminários sobre a língua e a cultura Yorùbá, bem como aulas de dança e Coral. 


A primeira edição do Projeto aconteceu no Malembe, localizado em Salvador/Bahia. Nos encontros eram ministradas aulas e seminários presenciais que apresentavam a cultura Yorubá através da linguística, música e dança. A Segunda edição do curso teve início em 2020 no espaço Casa Preta Espaço Cultural. As atividades foram divididas em 12 encontros com o objetivo de ensinar o idioma, cada lição era baseada em um provérbio Yorùbá. Além disso, criou outros 6 encontros de intercâmbio cultural. No primeiro momento a intenção era fazer ensaios musicais e de dança. Para serem interpretados canções tradicionais Yorùbá, encontros culinários, sessões de elaboração de ìtàn, mas Olódùmarè tinha outros planos.

 

Com a pandemia, as aulas precisaram ser adaptadas para modalidade online, estão sendo realizadas pela plataforma ZOOM e um novo momento começou a ser traçado. O Instituto EKO cresceu e já passaram 500 alunos desde 2019 que foi fundado. Em 2021, lançamos a primeira Vivência Culto de Orí, além de novas turmas nos cursos de Ìtàn e linguística. Ainda este ano serão lançados workshops, imersões e cursos on-line. Todos pensados e criados na disseminação da cultura Yorubá no Brasil.

 
 
 
 
 

Instituto Ẹ̀KỌ́ Yorùbá

DÁMILÁRE FÁLADÉ

PRISCILLA KAREN

WhatsApp Image 2021-02-07 at 14.58.22.jp

DÁMILÁRE FÁLADÉ

Nigeriano, nascido na cidade de Lagos. Passou quase sua vida toda vivenciando sua cultura tradicional Yorùbá. Durante um intercâmbio na graduação, se mudou para Salvador. Apaixonou-se pela cidade e cultura, sentiu-se em casa e decidiu permanecer por mais tempo.
 

Estudou Música no TENSTRINGS Institute - Lagos-Nigéria e atua como professor de música há 7 anos. Desenvolve 2 projetos na área artística: AfroStamina, um grupo de dança e a FAAJI  Afrobeats , banda musical.

Além disso, tem formação em Foreign Languages Study pela Universidade Federal Obafemi Awolowo, Ile-Ife-Nigéria e também estudou letras-português na UFBA. É professor de Idiomas (Inglês, Francês e Yorùbá) há 5 anos em Salvador/BA.

20200924_131332.jpg

PRISCILLA KAREN

Priscilla Karen tem o espírito de empreendedora e liderança, é movida pela arte e foi convidada pelo Dámiláre Fáladé em 2019, para ser sua consócia dentro do Instituto Èkó. De lá para cá atua na gestão administrativa e gestão de alunos. Além disso, Priscilla Karen é Oceanógrafa de formação pela UFBA, fundadora da Vegamar especializada em Culinária Vegetal, cantora e assessora de projetos da Yoni das Pretas. 

 

Priscilla acredita que a Cultura Yorùbá é o resgate dos saberes que foram esquecidos ao longo da história. O Instituto Èkó com sua força e ancestralidade é a união do que se foi, do que é e do que será.