

INSTITUTO Ẹ̀KỌ́ YORÙBÁ
Sejam Bem vindas(os) ao INSTITUTO ÈKÓ!!
Ẹ KÚ ÀBỌ̀
Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre o Instituto ÈKÓ?
Já se perguntou porque as histórias do continente africano estão ausentes na maior parte da diáspora e assim a maior parte das histórias e legados do continente africano é desconhecida pela diáspora?
A resposta está em 2 questões principais: falta de conscientização e falta de acesso a recursos informativos e educativos. Muitas vezes, os recursos para aprender a história africana não estão tão disponíveis ou são inacessíveis por barreiras linguísticas entre outras.
Essa falta de representação não dá acesso às informações necessárias para que as pessoas negras aprendam sobre sua identidade cultural e legado ancestral e para que a diáspora conheça as peças que faltam.
Para preencher essa lacuna, é importante investir em iniciativas que eduquem sobre as línguas e histórias de civilizações africanas e seu significado em todo o mundo. Vamos tornar a história africana acessível a todos!
Para o bem das gerações futuras, devemos garantir que elas também entendam e falem a língua de nossos ancestrais, assim também tendo conhecimento das histórias e legados.
O Instituto Eko foi fundado em 2019 com sede em Salvador-Bahia, com a missão e o objetivo de despertar, construir e nutrir uma comunidade de pessoas em busca de entendimentos, resgatar e nutrir a ancestralidade, se reconectar com a história, cultura e tradição dos nossos ancestrais africanas através da língua Yorùbá.
Ẹ̀KỌ́ em yorùbá significa o processo de adquirir entendimento em todos os sentidos. A palavra "Kọ́" se traduz para ambas as palavras "aprender e ensinar".
Por isso, aqui no Instituto buscamos levar o máximo de conhecimento à nossa comunidade, através de cursos, workshops, imersões, conteúdos interativos nas nossas redes sociais e nosso aplicativo interativo, para que o aprendizado e entendimento seja completo, integrativo e interdisciplinar.
Nosso objetivo é fornecer a você recursos educativos, informativos e históricos, tradições, rituais e práticas cotidianas que criarão mudanças positivas mensuráveis na jornada de vida. Ouça os sussurros de seus ancestrais e permita-se descobrir um novo caminho de vida.
IDEALIZADOR DO PROJETO
O Instituto ÈKÓ foi idealizado por Damilare Fáláde, que é Nigeriano, nascido na cidade de Lagos e foi lá que passou quase toda a sua vida vivenciando sua Cultura Tradicional Yorùbá.
Dámiláre é formado em Música no TESNSTRINGS Institute - Lagos/Nigéria. Desenvolve 2 projetos na área artística: AfroStamina, um grupo de dança e a FÀÁJÌ, banda musical.
Além disso, tem formação em Foreign Languages Study pela Universidade Federal Obafemi Awolowo, Ile-Ife/Nigéria. Com intercâmbio em letras (Português) na Universidade Federal da Bahia, se mudou ao Brasil em 2015. Agora residente no Brasil há anos. Damilare é Multi-instrumentista, cantor e compositor, dançarino de dança afro-contemporânea.Trabalha como professor de música há 9 anos e professor de línguas há 7 anos.
EQUIPE
Atualmente nossa equipe é formada pelo Professor Damilare, Nigeriano, CEO, Diretor pedagógico e professor do curso.
Jaqueline Oliveira, Brasileira, Diretora Administrativa e Financeira que atua na gestão interna e na gestão de alunos.
Pérola Deme, Brasileira, gestão de correspondências.
Busayo, Nigeriana, Professora